sábado, 30 de maio de 2009

E o sonho acabou

Valeu Joinville. Infelizmente o sonho acabou! Acabou agora a pouco o jogo que determinou a série semi-final a favor do Flamengo com mais uma vitória com o placar de 109 x 94.
Olha, o que posso dizer é que o Joinville já entrou em quadra hoje derrotado. Após duas batalhas em que o Joinville vendeu muito caro as derrotas para o flamengo, hoje tive a impressão de que os jogadores já estavam conformados em aceitar que não estariam na final. E pude ver a mesma impressão no rosto de amigos que estavam acompanhando o jogo. A vibração e o desejo de vencer que estava estampado no rosto dos comandados de Bial nos dois primeiros jogos, não apareceu nesta noite de hoje.
Não quero comentar sobre erros e acertos, achar culpados pela derrota ou analisar o que o Bial fez ou deixou de fazer nesta semi-final contra o Flamengo. Acho que não vale a pena. Seria fazer o que todo mundo faz ao ser mesquinho em criticar este time como forma de querer provar que eles não quiseram ir para a Final. O time errou demais? Errou, mas e daí. Mesmo derrotados pelo Flamengo no melhor campeonato nacional de basquete de todos os tempos, podemos dizer que o basquete de Joinville saiu vitorioso de quadra. Não é querer achar argumentos para justificar a derrota, mas o menor orçamento entre os quatro semi-finalistas jogou de igual para igual (com exceção de hoje) para o time com os jogadores mais bem pagos do Brasil (se bem que anda mal das pernas – alguém viu o pessoal do Joinville reclamar de atraso?) e que com certeza ganharia de Brasília ou Minas se não tivesse cruzado com o Flamengo. Temos de sair de quadra de cabeça erguida e não deixar a peteca cair. Temos um sulamericano pela frente e toda preparação para a próxima temporada da NBB que veio para ficar.
Mas me permitam leitores. Não consigo parar de pensar uma coisa: Ahh se o Shilton não tivesse errado tanto no ataque.....
Mas valeu e muito...estou com aquele gostinho de quero mais...

Que jogo!!!

Olha para quem viu o jogo hoje à noite entre Joinville e Jaraguá tenho certeza de que não se arrependeu de ter ido até a Arena Jaraguá ou então ter ficado grudado na telinha!
Se bem que para nós, torcedores do Joinville, não foi o resultado que estávamos esperando, mas temos que admitir que foi um jogo digno de uma final, onde o primeiro tempo foi do Joinville. Com gols de Guina e Fred o time foi para o intervalo com a vantagem de 2 a 0 no placar.
Como era de se esperar, o Jaraguá veio com tudo para o segundo tempo e exerceu uma pressão incrível contra o gol de Baranha que estava inspirado fazendo desfesas incríveis. E foi quando faltavam apenas 5 minutos para o final do jogo, Joinville se limitou a se defender e aceitou a pressão do Jaraguá que marcou com Cabreúva duas vezes, aos 36:34 e aos 38:27.
Na prorrogação, Andrey marcou para o Jaraguá logo no ínicio, aos 30 segundos de jogo e foi a partir daí que foi a vez do Joinville pressionar o Jaraguá em busca do empate. Pressão esta que continuou no segundo tempo até que Falcão marcou o segundo. Murilo ainda descontou para o Joinville, mas não adiantou.
Final de jogo Jaraguá 4 x 3 Joinville. O Jaraguá agora vai disputar contra o Tachira da Venezuela o título de campeão sulamericano. O vencedor se habilita a disputar o campeonato mundial de clubes.
As atenções agora, joinvillenses, voltam para a Liga Futsal onde o Joinville tem uma árdua tarefa para retomar a liderança. O time joga em casa contra o lanterna Alvares Vitória (02/06) e o Diplomata (08/06) fora. Após joga contra seus principais concorrentes ao título: Carlos Barbosa (15/06) e Erechim (17/06) fora, e o Jaraguá (22/06) em casa. Vencendo todos os jogos retoma a liderança. Mas convenhamos, vai ser pedreira!

sexta-feira, 29 de maio de 2009

Final do Sulamericano

Com a vitória do Jaraguá sobre o Pinocho da Argentina por 2 x 0, vamos ter mais uma vez o clássico catarinense na decisão de um campeonato importante.
Acredito em um jogo de pegada em que o Joinville vai surpreender na Arena Jaraguá.
As 19:30 de amanhã vamos começar a ver como será essa história.

E ainda não deu...

Não foi hoje. Mais uma vez quase que o Joinville chegou lá. Mas mais uma vez faltou tranquilidade para ganhar o jogo. Não vou comentar muito porque vi apenas os últimos 2 minutos, então somente vi um final disputado em que o Joinville perdeu mais uma vez por seus próprios erros. Faltou tranquilidade!
Então quem sabe amanhã seja o dia.
Final de jogo: Flamengo 92 x 86 Joinville.

Estamos na Final!

O Joinville acabou de vencer o Pablo Rojas do Paraguai por 7 a 1 e está na Final do 8º Campeonato Sulamericano de Clubes de Futsal. Junai marcou duas vezes, e os outros gols foram marcados por Fred, Marcel, Thales, Vini e Márcio.
Agora o Joinville fica no aguardo de seu adversário na final.

É hoje à noite!


Hoje com certeza vai ser uma noite especial. Depois de comemorar a ida do Joinville para a final do Sulamericano de Futsal, vai acontecer algo que classifico como mágico. Bares, restaurantes, casas com amigos e parentes. Todos estarão ligados na telinha a partir das 9 e meia da noite para acompanhar, torcer e vibrar com o time de Alberto Bial. Este time vibrante e aguerrido que contagiou a cidade.
Ontem à noite assisti a uma entrevista em um canal de TV por assinatura onde estavam Bial, Espiga, do Joinville, e Duda, do Flamengo. E olha, se contar com o otimismo deste jogador que com certeza já está entre os ídolos do esporte de Joinville, estou muito otimista que teremos um 4º. Jogo aqui! Quem sabe até seja o jogo do carimbo para o passaporte para a final da NBB! Afinal, além de comentarista sou torcedor.
Mas mesmo que o otimismo e a torcida não sejam suficientes o bastante para que tenhamos o prazer de poder vê-los de novo pela NBB no Ivan Rodrigues, já valeu por ter visto e estar vendo este time jogar de igual para igual com o todo poderoso Flamengo que tem uma folha salarial 4 vezes maior que a do Joinville. E acima de tudo, estamos entre as 4 melhores equipes do melhor basquete da América do Sul!
E vou além! Vendo os jogos do sulamericano de futsal na Arena Jaraguá, não consigo entender como uma cidade como Joinville, com muita tradição em esportes de quadra, não tenha uma arena para melhor receber estes campeonatos que projetam a cidade a esferas internacionais!
Pode ter certeza, caro leitor, que jogos como Joinville x Jaraguá no futsal, ou Joinville x Flamengo no basquete (e até no voleibol num futuro próximo) são para públicos de mais de 5.000 pessoas. Loucura de minha parte? Não. Nós estamos na maior cidade do Estado!

quinta-feira, 28 de maio de 2009

Definidas as semi-finais do Sulamericano de futsal

Jaraguá (Brasil)
X
Pinocho (Argentina)


Joinville (Brasil)
X
Pablo Rojas (Paraguai)


O jogo do Joinville começa as 18h. A grande final vai ser sábado as 8 da noite. Se tudo der certo, teremos o primeiro de muitos clássicos deste ano.

E agora é esperar!

O Joinville acabou de jogar pelo Sulamericano e goleou o Coronel Escurra do Paraguai por 10 a 5. O jogo foi tenso e de muita pegada o que resultou em 3 expulsões, 1 para o Joinville (Murilo) e 2 para o time paraguaio. O resultado até que foi bom, porém a equipe fica agora na torcida pelo time do Peñarol. Isto porque o Joinville fica na dependência de que o time Uruguaio não perca para o Pinocho (Argentina) por uma diferença maior que 6 gols para ficar em primeiro da chave e evitar o confronto mais difícil em uma semi-final contra o Jaraguá que deve garantir o primeiro lugar já que está ganhando do Pablo Rojas do Paraguai.
Se bem que já está mais do que na hora do Joinville quebrar este tabu...e nada melhor do que fazer isto na casa do aversário.
E esperar para ver.

quarta-feira, 27 de maio de 2009

E na Liga Futsal.....

se o Joinville já havia perdido a liderança ontem com a vitória do Erechim (6 a 2 em cima do São Paulo), hoje perdeu o segundo lugar, com a vitória do Carlos Barbosa em cima do lanterna da liga, o Alvares Vitória, por 3 a 0.
Já havíamos comentado antes que o Joinville, após todos os times se nivelarem em números de jogos, poderia cair apara até a quinta colocação. Graças a derrota do Garça para o Umuarama, a queda máxima do time de Joinville é a quarta colocação, isto porque o Jaraguá ainda tem 2 jogos a menos que todos os 3 primeiros colocados e pode chegar tranquilamente a liderança.
Por este motivo, é de fundamental importância que o Joinville vença seus próximos desfios na liga, principalmente o clássico contra o Jaraguá no dia 22 de junho. Até lá o Joinville joga ainda em casa contra o Alvares Vitória, dia 02, Diplomata, em Casacavel (PR), dia 08, e dois jogos fora de casa, com os times gaúchos do Carlos Barbosa, dia 15, e Erechim, dia 17.
Se vencer todos esses jogos, retoma tranquilamente a liderança.

Sulamericano de Futsal

Fonte: www.futsaldobrasil.com.br


Com o empate de hoje contra o time argentino do Pinocho, o Joinville agora irá para o último jogo da fase classificatória com a ameaça de ter que cruzar com o Jaraguá na semi-final do campeonato. Empatado com o pinocho na liderança de seu grupo, o Joinville leva vantagem apenas por um gol de saldo (6 contra 5). Amanhã, as 17h terá que vencer, e bem, o Coronel Escurra do Paraguai!. O problema é que o Pinocho jogo mais tarde, as 20h, já sabendo do resultado podendo administrar a partida para chegar na liderança.

terça-feira, 26 de maio de 2009

O Lance da noite!

Para acreditar, comentar e sonhar!

Quem sabe com o encerramento do time de vôlei, não seria interessante uma parceria entre Ciser, Araldite e Tigre junto com o Basquete de Joinville?
Seria muito interessante e com certeza a cidade e o esporte sairiam muito mais fortelecidos.

E o futsal: vitória por um lado, perda da liderança por outro!

Fonte: www.futsaldobrasil.com.br


O Joinville começou bem sua trajetória no Sulamericano de Clubes, venceu com propriedade o Peñarol do Uruguai por 6 x 0. Marcel marcou 2 vezes, sendo que Guina, André, Thales e Murilo marcaram os outros 4 gols.
O Joinville joga amanha, as 16h30min contra o Pinocho da Argentina, que hoje venceu o Coronel Escurra do Paraguai.
No outro grupo, Jaraguá venceu o Rio Branco do Uruguai por 8 x 0, e o Pablo Rojas do Paraguai, venceu o Independiente da Argentina por 2 a 1.
O jogo do Joinville amanhã tem transmissão da SporTV.
Mas se por um lado é só felicidade, com a vitória do Erechim em cima do São Paulo por 6 a 2, o Joinville não é mais líder da Liga Futsal 2009. Em segundo lugar na tabela, o Joinville em função de sua participação no sulamericano de clubes só volta em quadra dia 02 de junho, em Joinville, contra o Alvares Vitória.
O clássico catarinense contra o Jaraguá foi transferido para o dia 22 de junho!

Ainda não acredito!

Sobral e Marcelinho em lance de ataque do Flamengo

Ainda estou sob o calor do jogo então me perdõem se por ventura escreva alguma bobagem. Acontece que ainda não consigo entender como o Joinville perdeu este jogo para o Flamengo!
Há quem diga que as 3 cestas seguidas de 3 pontos do Marcelinho no último quarto tenham dado a vitória ao time carioca. Há quem diga que foram as outras 2 seguidas que o Jeferson fez para o Flamengo. Há também quem diga que o juiz errou feio no lance final que definiu a partida quando deu uma falta de Sobral em cima de Marcelinho. Ou então, ainda, podem creditar a derrota ao Manteguinha pelo arremesso final. Na verdade vos digo: não sei o que aconteceu.
Todos jogaram muito, muito mesmo. Shilton mais uma vez sensacional: 12 rebotes e 15 pontos. Mas errou feio em um fundamento básico: lances livres! Sobral marcou muito, muito mesmo. Não deu espaços para Marcelinho jogar nos primeiros 2 quartos. Tiagão mais uma vez sensacional. o homem segurança do Joinville. Manteguinha, apesar de não ter se consagrado no final, sofreu demais com a marcação do Flamengo, mas mesmo assim foi um dos melhores em quadra.
A medida que vai baixando a frustração de ter visto o Joinville perder para o Flamengo, vão surgindo mais argumentos: Bial, não entendi o que você fez com o time hoje. Acho que você errou em creditar ao Manteguinha a bola do jogo. Quem devia ser este homem era o Tiagão! Por que manter tanto tempo este jogador no banco se ele sempre desequilibra a favor do Joinville. Penso que se o time fica mais lento com ele em quadra, por outro lado as cestas caem.
E o Marcelinho mais uma vez levou a vitória para o Rio: 32 pontos e cestinha da partida.

Para tentar dormir tranquilo: Tá difícil, mas ainda dá.

Sulamericano de Futsal.

Começa hoje, dia 26, em Jaraguá do Sul, o Campeonato Sulamericano de Futsal com equipes do Brasil, Uruguai, Paraguai e Argentina. O Joinville está no Grupo B onde enfrenta as equipes do Peñarol (Uruguai) (hoje as 17h), Club Coronel Escurra (Paraguai) (dia 27 as 16h30) e Club S y Pinocho (Argentina) (dia 28 as 17h).
O outro grupo é formado por Jaraguá, Club Desp. Rio branco (Uruguai), Club Pablo Rojas (Paraguai) e Club A. Independiente (Argentina).
Os dois melhores de cada grupo se enfrentam nas semi-finais no dia 29. A grande final será no sábado dia 30 na Arena Jaraguá, em Jaraguá do Sul.

Se o Joinville não tem um time de Primeira....

Por outro lado a cidade se mobiliza com a Primeirona.
Após 2 rodadas, a equipe da Krona está sozinha na liderança com 100% de aproveitamento, seguida de perto pelos times do América , Pirabeiraba e Minerasil, todos com 4 pontos.
No sábado, o América enfrenta o Pirabeiraba, e no domingo mais 4 jogos: Serrana x J. Junckes, Minerasil x Tupy, Sercos x Juventus e Krona x Paraíba.

Só lembrando que o campeonato possui 2 turnos. O campeão de cada um deles e os dois times mais bem classificados se habilitam para as semi-finais.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Joinville x Flamengo

Analisando os números da NBB (http://www.liganacionaldebasquete.com.br/) cheguei a uma conclusão no mínimo interessante: O Flamengo tem Marcelinho, o maior e melhor pontuador da competição (834 pontos em 31 jogos, ou 26,9 pontos/partida) e o Joinville tem Shilton, o maior e melhor reboteiro (326 rebotes em 27 jogos, ou 12,1 rebotes/partida). Então, podemos dizer, de uma forma bem simplista, que o jogo de amanhã vai ser um duelo de melhor ataque contra melhor defesa.
Você pode estar pensando que ser um ótimo reboteiro não significa ser um bom defensor! Eu até concordo mas te pergunto: Para existirem rebotes não é necessário que o time marque de forma eficiente o bastante para evitar que o adversário seja eficiente em seus arremessos? Então, caro leitor, se você concorda com minha análise, então temos a fórmula de sucesso para o Joinville ganhar do Flamengo: Marcar Marcelinho para que Shilton possa ganhar os rebotes no garrafão!
E o ataque do Joinville? Se pegarmos os 20 melhores cestinhas da competição, o Flamengo tem apenas Marcelinho nesta lista. Joinville tem Manteguinha com uma média de 17,2 pontos/partidas (448 pontos em 26 jogos) e Sobral com 16,1 pontos partida (499 pontos em 31 jogos). Contando que os demais jogadores do Flamengo possuem menos de 14 pontos por partida de média, é bem salutar afirmar que se o Joinville marcar o Flamengo de forma que seus jogadores apenas mantenham suas médias de pontos por partida, poderemos ir para o Rio de Janeiro com a vantagem no playoff. Mas para isto dar certo, Manteguinha e Sobral vão ter que desequilibrar!
E olha que o Williams e o Espiga estão jogando muito para ajudá-los! Sem falar do Tiagão!
Sou mais Joinville para este jogo...

domingo, 24 de maio de 2009

Definido o outro semi-finalista da NBB

Em um jogo nervoso e de baixa qualidade técnica, o Brasília venceu o Franca por 64 x 59 e fechou a série em 3 a 2 a seu favor. O adversário do Brasília é o Minas.
Os primeiros jogos das semi-finais serão realizados nos dias 26 e 27 na próxima semana.
O Joinville vai jogar em casa o primeiro jogo contra o Flamengo. O jogo tem início as 19:00 com casa cheia com certeza.

Time campeão também tem sorte!

O melhor resultado possível para o Joinville se manter na liderança do Futsal aconteceu ontem na Arena Jaraguá, onde o time da casa empatou com o Erechim por 2 a 2. O resultado manteve o Joinville na liderança da Liga Futsal que vai para o clássico com 1 ponto a frente do time de Jaraguá na tabela.
Agora é torcer para o time do São Paulo desencantar na competição e vencer ou empatar com o Erechim na terça. Caso o time gaúcho vença, assume provisóriamente a liderança, pois qualquer que seja o resultado do clássico, ou Joinville ou Jaraguá assumem a dianteira.
Que semana...

Quem sou eu

Minha foto
Joinville, Santa Catarina, Brazil
Natural de Joaçaba, SC, faz parte do Projeto Cultural Colcha de Retalhos, atuando como editor, produtor e locutor do Programa Colcha de Retalhos, apresentado semanalmente aos sábados na Rádio União, Prefixo 87.9FM ou www.radiouniao.fm.br. T